Oi galera, tudo bem?
Estavam com saudades do blog? Abril foi um mês muito louco e de muuuuuuito trabalho!
Caso você não saiba, em Abril fiz vídeos diários mostrando os encantos de 30 lugares que eu, se fosse você, não deixaria de visitar aqui na cidade do Porto, caso você não tenha acompanhado ou ainda não assistiu todos os episódios basta acessar essa playlist:

E por falar no Porto, fica quase impossível fazer esse texto hoje, dia 9 de maio de 2018 e não comentar da última grande felicidade da cidade: ter seu time, Porto Futebol Clube, como Campeão do Campeonato Nacional de 2018!
Eu nunca tinha acompanhado de perto uma festa desse tipo e foi lindo de ver! Todos muito felizes sairam as ruas para gritar, buzinar e festejar de todas as maneiras possíveis o tão querido feito! E eu cumpri meu papel e também estive nas ruas superando todo o meu medo de fogos (ou não rs) para mostrar pra vocês um pouco dessa festa, confira:

Contra fatos não há argumentos então – vou ser sincera – copiei um pedaço da história do Clube para vocês terem uma ideia da proporção que o Porto FC tem no futebol português.

Fundado a 28 de setembro de 1893, é um dos “três grandes” clubes de Portugal, juntamente com o Sporting e o Benfica, os seus grandes rivais. O clube nunca foi despromovido do campeonato desde que este foi estabelecido em 1934. As alcunhas (apelidos) da equipe são “dragões”, nome da criatura mitológica que se pode ver no topo do brasão do clube, ou “azuis e brancos”, que está baseada na associação às cores do equipamento principal. Os seus torcedores são chamados de “portistas”. Os seus jogos de futebol em casa são realizados no Estádio do Dragão, inaugurado em 2003 e que tem uma capacidade de 50 035 lugares, e que substituiu o antigo Estádio das Antas. Já para as modalidades, é no Dragão Caixa, com uma capacidade de 2 179 lugares, que se joga o hóquei em patins, o basquetebol e o handebol.

O FC Porto é um dos mais bem sucedidos clubes portugueses no que toca ao total de títulos ganhos pela equipa de futebol profissional, com um total de 75 oficiais. Internamente, ganhou 28 títulos da Primeira Liga, 16 títulos da Taça de Portugal, 4 títulos do extinto Campeonato de Portugal (um recorde juntamente com o Sporting) e 20 títulos da Supertaça Cândido de Oliveira (um outro recorde). O FC Porto tornou-se, depois do Benfica, a ser a segunda equipa da história da liga portuguesa a completar duas épocas sem derrotas, nomeadamente nas épocas de 2010–11 e 2012–13. Também em 2010–11, o FC Porto conseguiu a maior diferença de pontos entre o campeão e o segundo classificado (21), num sistema de três pontos por vitória, conseguindo na altura a sua segunda quádrupla (quatro títulos numa época). Internacionalmente, o FC Porto já ganhou sete títulos, europeus e mundiais, um recorde no futebol português: a Taça dos Campeões Europeus e a Liga dos Campeões da UEFA em 1986–87 e 2003–04, respetivamente; a Taça UEFA e a Liga Europa da UEFA em 2002–03 e 2010–11, respetivamente; a Supertaça Europeia em 1987 e a Taça Intercontinental em 1987 e 2004. É o único clube português que ganhou as últimas três competições referidas, e a conseguir uma tripla continental: liga doméstica, taça e título europeu (2002–03 e 2010–11). Em adição, foi finalista na Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1983–84 e nas edições de 2003, 2004 e 2011 da Supertaça da UEFA.O FC Porto está atualmente na 11ª posição no ranking de clubes da UEFA e na 15ª no ranking mundial da IFFHS.
(fonte: wikipedia)

Quando o assunto é futebol deu pra perceber que o coração dos portugueses batem no mesmo ritmo do que os brasileiros e é um assunto quase que unanime por aqui também. Bacana dizer que a atual formação do time do Porto conta com alguns jogares brasileiros que parecem ser muito queridos pela torcida.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse clube que representa cidade que nos acolheu e estamos muito felizes com mais essa vitória: Parabéns Porto!

Muitos beijinhos e até o próximo texto 🙂

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *