Olá querido leitor, tudo bem com você?

Aqui quem vos escreve é a Isis e hoje eu vim falar de um assunto que pode ser uma dúvida pra muita gente: a carta convite.

Brasileiro precisa de visto para Europa?

Antes de falar carta convite acho interessante falar um pouco sobre o turismo de brasileiros na Europa.

Caro você não saiba (o que eu acho difícil já que se você chegou até aqui, você já deve ter planos reais de visitar o velho continente) todo cidadão brasileiro tem direito a visitar por até 3 meses qualquer um dos 26 países Europeu dentro do Espaço Schengen, são eles:

Áustria;
Bélgica;
República Checa;
Dinamarca;
Estónia;
Eslováquia;
Eslovénia;
Espanha;
Finlândia;
França;
Alemanha;
Grécia;
Hungria;
Islândia;
Itália;
Letónia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Países Baixos;
Noruega;
Polónia;
Portugal;
Suécia;
Suíça;

Mas e os outros países? A Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda, o Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen. Estes seis países têm as suas próprias regras de emissão de vistos de curta duração e você deve consulta-los para saber mais detalhes sobre suas regras. Para ler mais detalhes sobre as regras de viajar pela Europa, achei um material bem interessante, para ler basta clicar aqui.

Acho válido lembrar que apesar de nós, brasileiros, não precisarmos de visto, existem algumas outras exigências para entrar na UE, são elas:
– Passagem de volta;
– Passaporte válido por no mínimo 6 meses;
– Seguro viagem ou – para alguns países – PB4.
– 75 euros para o dia de entrada  + 45 euros por dia de estádia;
– Reserva de hotel ou carta convite;
Desconheço se algum país dentro da UE faz exigências especificas, então caso você esteja viajando pra outro país, que não Portugal, aconselho ligar no consulado do próprio país ai no Brasil e/ou procurar conteúdo especifico sobre o país em questão na internet.

Carta convite para entrada em Portugal

Muito provavelmente seu interesse nesse post seja pela entrada em Portugal, já que esse pequeno país é a estrela da maioria dos assuntos por aqui 🙂

Caso você esteja de viagem marcada para Portugal e pense em ficar na casa de um amigo é bom que você disponha de uma carta convite que nada mais é do que um documento não oficial para que você possa apresentar ao oficial da imigração caso ele questione onde você pode ficar durante o período que visitar o país.

É bom mencionar que apenas pessoas nativas/portugueses ou que tenham residência fixa e legal em Portugal podem assinar uma carta convite (a carta é válida para outros países também, estou mencionando os portugueses pois estou falando especificamente de Portugal, mas caso você esteja indo para outro país pode verificar se é válido também). Também é valido dizer que esse é um documento informal, o SEF (Servido de Estrangeiros e Fronteiras) disponibiliza um Termo de Responsabilidade, esse sim é o um documento oficial.

Caso você faça escala em algum outro país Europeu antes de chegar em Portugal, você passará pelo oficial de imigração desse país, logo é bom que você traga esse documento na língua local. Para te ajudar com isso, deixo aqui o modelo dessa carta convite traduzida em Espanhol e em Inglês. (Para fazer o download basta clicar no idioma pretendido)

A carta convite pode ser impressa ou de próprio punho, eu recomendo que seja impressa para não ter problemas de entendimento da caligrafia. Não é obrigatório que o documento seja reconhecido em cartório, mas eu sempre digo: o seguro morreu de velho, então se você puder reconheça.

Deixo aqui uma opção já formatada para download ou você pode copiar o modelo abaixo:

Data, local.
Nome do residente/nativo que irá te receber.
Telefone do residente/nativo.

Ao Oficial de Imigração/ Oficial Consular
Prezado Sr. (a)

Eu, _____(nome completo do residente/nativo, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, profissão)______, portador (a) cartão do cidadão/BI/passaporte: _______, na qualidade de residente em ___(endereço completo do residente/nativo) e telefone: _______, declaro para os devidos e legais efeitos que convido _____(nome completo dos convidados (as), data de nascimento, nacionalidade, estado civil, profissão)____ a me visitar no período de ________ e se hospedar em minha casa no endereço citado anteriormente ou até quando se fizer necessário.

Sou amiga de ___(nome completo dos convidados as) e esclareço que durante todo o período de permanência deles em ___(cidade)____, ___(país)____ o receberei em minha residência. O ___(nome completo dos convidados (as)) viaja como turista e irão financiar sua própria viagem.

Em anexo, envio meus documentos que comprovam minha nacionalidade.
Estou disponível para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários.
Atenciosamente,

________________________________________________________
Assinatura do residente

________________________________________________________
Assinatura do Convidado

Lembrando que qualquer dúvida que você tiver pode consultar diretamente ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), eles com certeza são sua fonte mais segura para qualquer informação. Você pode contacta-los por email ou telefone e costumam ser bem solícitos.

Para finalizar gostaria de deixar o meu relato/experiência com a carta convite. O Felipe (meu marido) veio apenas com a certidão de nascimento portuguesa, então deu entrada como turista com passaporte brasileiro, assim como eu, a carta foi o primeiro documento que deixamos acessível na nossa pastinha de documentos que trouxemos e poderiam ser pedidos pelo oficial de imigração. Eu sempre aconselho a você seguir o máximo possível do que está previsto na lei de entrada do país, pois a imigração é uma roleta russa, você pode pegar alguém muito chato que te peça tudo e implique com qualquer vírgula errada ou você pode pegar alguém muito tranquilo que te libere sem maiores problemas, graças a Deus nós pegamos uma pessoa bem tranquila. Estávamos super preparados, mas ele só perguntou onde ficaríamos e não quis nem ao menos ver a nossa carta convite e já nos liberou para entrar no país. Mas não ache que é sempre assim, temos amigos próximos que vieram ainda mais preparados e perderam quase 2 horas na imigração. Então venha com todos os documentos possíveis, organizados e de fácil acesso na sua mala de mão, fique calmo e responda apenas o que te perguntarem. E claro, seja sempre muito bem educado.

Espero ter ajudado. Se você quer ver mais conteúdo relacionado a viagens e viver em Portugal não esqueça de assinar o nosso boletim semanal onde te enviamos uma vez por semana tudo de novo que postamos por aqui e não se esqueça de se inscrever no meu canal para acompanhar todos os vídeos 🙂
Beijinhos e até a próxima!

 

42 thoughts on “Entrada de Brasileiros na Europa: Modelo de Carta Convite

  • monique

    Bom Dia sabe dizer o modelo da carta convite de trabalho

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Monique, posso estar enganada, mas acredito que não exista carta convite de trabalho. Pois a carta convite “substitui” a reserva em hotel, caso o turista fique na casa de amigos, quando você vem a trabalho já tem seu visto, acredito que não precise provar onde vai ficar. Se informe com o consulado mas acredito que tendo o visto não precisa.

      Responder
      • Marina Schmidt Gonçalves

        Isis, pelo que eu vi precisa sim, e é diferente do termo de responsabilidade, também estou procurando por esse modelo aqui sem muito sucesso. Eles chamam de: documento oficial de compromisso de alojamento.

        Responder
        • Isis Zimmerman

          Oi Marina, eu desconheço esse :/
          Entrei apenas com a Carta e todos os amigos que vem nos visitar também vieram apenas com ela.

          Responder
  • Marcos vinicius

    Bom dia , estou pensando em ir para portugal , poderia me tirar uma dúvida, os turista sempre precisar da carta convide , mesmo se fica em hotel???????

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Boa tarde Marcos 🙂
      Não, a carta convite é utilizada apenas em caso de turistas que se hospedam com amigos/familiares e não tenham reserva de hotel, caso você vá ficar em um hotel basta apresentar a reserva nos dias correspondentes a viagem.
      Espero que se divirta por aqui!

      Responder
  • Leonardo Machado

    Isis boa tarde, estou indo a Suiça ficar 12 dias na casa de um amigo, preciso de uma carta convite ou de outras documentações relevantes? Obrigada

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Leonardo, até onde eu sei as regras de turismo para os países da união europeia (como citei no texto) são:
      – reserva de hotel ou carta convite;
      – passagem de volta;
      – 75 euros para o dia de entrada + 45 euros por cada dia de estádia no país;
      – passaporte com validade superior a 6 meses;
      Então acredito que atendendo a essas exigências você não terá problema, desconheço se algum dos países tem exigências próprias, seria bacana ligar no consulado deles ai no Brasil ou procurar conteúdo especifico na internet.

      🙂

      Responder
      • Rafaela Silva Frank

        Ola, minha duvida é, tenho uma amiga portuguesa, ela iria nis mandar a carta, para eu e minha esposa, ha algum problema, nunca fomos

        Responder
        • Isis Zimmerman

          Oi Rafaela, sem problema algum, só seguir todas as outras exigências 🙂
          Boa viagem!

          Responder
  • Ailton Junior

    Boa tarde, Isis! Meu cunhado tem o Permisso de Trabalho de Andorra, ele poderia me enviar uma carta convite para eu poder passar férias com ele? Ou só quem é residente nativo de lá?
    Ele mora em Andorra, só que eu vou por Lisboa, então passarei pela imigração de Portugal.

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Ailton, sim, você pode usar a carta, traga ela em italiano e em português e (se necessário) você apresenta a versão em português na imigração em Lisboa, não se esqueça de ter todos os documentos a mão (comprovante de que tem o mínimo de dinheiro exigido por lei, passaporte com 6 meses de validade, passagem de volta etc).
      A carta, deve conter o endereço dele em Angorra bem como todos os dados. Mas sim, pode utilizar ela, ela é justamente para quem vem a turismo e não ficará hospedado em hotel, caso sua viagem passe por outras cidades, traga em mãos também as reservas de hotel.
      Beijinhos e boas férias!

      Responder
      • Ailton Junior

        Meu voou será Lisboa – Barcelona! Ele vai me esperar em Barcelona de carro, para irmos para Andorra, sendo assim não preciso de Reservas para Barcelona, né isso?
        E caso eu perca a conexão devido a imigração, a agencia de viagem me coloca em outro voou?
        Pois o tempo de conexão é de apenas 1H e 5min.

        Responder
        • Isis Zimmerman

          Olá Ailton, não você só precisa comprovar sua estadia no seu destino final.
          Quanto a perder o voo, depende de como você comprou, se você comprou tudo junto ou comprou separado por conta própria. E depende também das condições da sua cia aérea/agencia no caso especifico da sua compra, sugiro que você questione isso juntamente com eles antes da viagem.

          Responder
  • Luciana Garcia Cavallari

    melhor vôo direto para Portugal ou com conexão em outro país para não ter problemas com a imigração. não consegui fazer downloads da carta pode mandar no meu email.obrigada

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Luciana, as regras são as mesmas em todos os países, logo se você vier com alguma característica que não atenda aos padrões de imigração você terá problemas em todos eles.
      Caso não consiga fazer o download pode copiar a carta disponível no texto 🙂

      Responder
  • Victorya Gerin

    Bom dia,
    Eu chego em Portugal agora dia 07/08 e fico 25 dias. A minha primeira estadia vai ser na casa de uma amiga em Porto durante 7 noites, o resto da viagem eu tenho as reservas do Airbnb em outras cidades. Eu só preciso da carta convite para estes 7 dias, certo? E tem algum problema a carta não ser reconhecida no cartório? Como está em período de férias ela não conseguiu horário. E quais outros documentos precisam além do cartão do cidadão? Eu preciso ter a original comigo? Ou um scanner do original basta?
    Obrigada

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Olá Victorya, desculpe a demora, acho que você já chegou aqui, né? rs
      De qualquer maneira, sim, você só precisa da carta pelos dias que for ficar com a sua amiga e as reservas dos outros locais que vai estar durante sua viagem, não tem problema a carta não estar reconhecida em cartório. E sim, só a cópia do documento bastaria.
      Espero que tenha tido uma boa viagem 🙂

      Responder
  • Junior Ponteiro

    Boa noite, com a carta convite tem tempo limite de estadia ?

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Olá Junior, o tempo limite é o tempo legal permitido para a estádia de turistas permitida por cada país, no caso dos países europeus (como citado no texto) são 90 dias.

      Responder
  • ALEXANDRE REZENDE

    Importante informar que alguns países da UE é obrigatório seguro viagem ou PB4.

    Responder
  • Graziele Macedo Rodrigues Brito

    Olá meu filho vem em outubro preciso mandar carta convite pra ele e ele pode vim com passagem só de vinda estou legal no país

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Boa tarde Graziele, se você está legal e com residência aqui vocês pode mandar a carta convite pra ele. Porém a carta convite é apenas para turismo e turista é obrigado por lei a ter passagem de volta. Então sim você pode fazer a carta mas se ele não tiver a passagem de volta pode não conseguir nem sair do Brasil.

      Responder
  • Cardoso

    Isis, parabéns pela matéria!
    Com a carta convite em mãos, sou dispensado da comprovação dos 75 euros para o dia de entrada + 45 euros por cada dia de estádia no país?

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Olá Cardoso, não.
      A carta convite só significa que vc tem onde ficar durante seu período de turismo por aqui, o dinheiro é exigido pra saber se vc tem o dinheiro necessário para usufruir do país.
      Muito obrigada pelo elogio 🙂

      Responder
      • Line

        Isis, eu estava com a mesma dúvida, justamente por alguns amigos de família portuguesa e que costumam ir pra la, já terem dito algo como o que o Cardoso comentou.
        Estou indo visitar meu namorado e no modelo de carta que ele preencheu diz que me hospedará e também está responsável financeiramente por todas as minhas despesas.limitações
        Tenho todos os documentos, pb4, e estou levando dinheiro mas não chega a ser a quantia diária somando todos os dias da minha estadia.
        Gostaria de saber se você acha que irão implicar muito com isso na imigração!

        Responder
        • Isis Zimmerman

          Oi Line, olha eu realmente só posso te dizer o que eu “acho” porque na hora pode ser que não te peçam ou nada ou que arrumem qualquer virgula errada pra te encher de perguntas, se a carta que ele preencheu (tem um termo pra isso alias tinha, porque o link estava aqui – o arquivo ficava no site do SEF – e agora eu fui conferir e já não tem mais mas vc pode pesquisar a respeito porque tinha um termo oficial do SEF que dizia que a pessoa ficava responsável por tudo) diz que vai se resposabilizar inclusive pela parte financeira eu não viria morrendo de medo porque acho que na lista de coisas que podem te pedir talvez essa esteja no final da fila, mas esse é o tipo de opnião que de morro de medo do oficial implicar e depois parecer que eu dei a informação errada rs
          Mas se vc tem todos os documentos impressos, tudo bonitinho, venha com eles organizados e numa paste e responda apenas o que te perguntarem de forma clara e objetiva, acredito que passe tranquilo 🙂
          Depois me conta, ok? Beijinhos!

          Responder
  • Marilene Lima dos Santos

    Ola Boa tarde ! Ola eu estou indo em Janeiro visitar meu namorado e se tudo correr bem nos vamos nos casar ,só que tenho 2 filhos menores .E volto para buscá-la depois .será que vai ter que ter a carta convite quando eu vir buscar ..ah e a carta convite pode ser envianda por e-mail ou pode ser escaneada .me ajude nessas dúvidas por favor , desde já obg.

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Marilene, sim, a carta pode ser enviada por e-mail desde que esteja assinada.
      Quanto as outras perguntas, acredito que seria melhor vc perguntar a algum órgão responsável como SEF etc
      Qual é o seu tipo de documentação aqui? Acho que tudo depende disso…
      Boa sorte, beijinhos!

      Responder
  • Clades

    Olá,
    A carta convite pode ser enviada por email?É obrigatório autenticar?

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Olá, a resposta consta no texto 🙂

      Responder
  • Samila Gullo

    Olá Isis,
    Sou casada no Brasil há 4 anos com um cidadão Português, fomos para Portugal em janeiro e eu voltei sozinha em junho para resolver coisas e retorno esse mês de novembro para Portugal em definitivo. Como tínhamos que resolver umas documentações pendentes não demos entrada em Portugal no nosso casamento, o que faremos agora quando eu voltar. Assim sendo, você acredita que eu levando minha certidão de casamento e a de nascimento do meu marido Português, comprovante de morada nossa e cartões de banco e etc, eu tenha que ainda assim apresentar carta convite? Agradeço por sua ajuda. Sds. Samila

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Samila,
      se você vai dar entrada como turista eu seguiria as normas como citadas no post, vc pode (e na minha opinião deve) também anexar os documentos que vc citou comprovando seu vinculo com seu marido.

      Responder
  • ROBERTA

    BOA TARDE,, EXISTE UMA CARTA ESPECIFICA PARA O FILHO QUE VAI ENTRAR EM PORTUGAL ?

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Roberta,
      como consta no texto ” carta convite que nada mais é do que um documento não oficial para que você possa apresentar ao oficial da imigração caso ele questione onde você pode ficar durante o período que visitar o país”, logo não. A carta serve para turistas, independentemente do vínculo que ele tenha com portugues.

      Responder
  • Lilian

    Olá Isis boa noite!
    A carta convite pode ser digitalizada? Ou tem que ser impressa, assinada e enviada pelo correio?
    Obrigada!

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Lilian, a resposta está no texto 🙂
      Beijinhos

      Responder
  • Renato

    Oi Isis
    sou português mas tive 2 anos no brasil e casei lá no dia 26/04/2018 agora voltei pra frança mas queria trazer a minha esposa, mas entrar por Portugal mas nao tenho morada em portugal aqui em França é complicado pra entrar. Obg se me puder ajudar

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Renato,
      acredito que se ela entrar pela França seguindo todas as regras (carta convite, passagem de volta, quantia minima de euros etc) ela não terá problemas.
      Boa sorte 🙂

      Responder
  • caroline

    Olá.
    Meu esposo é eletricista formado como ele pode fazer para conseguir um emprego ainda estando no
    Brasil?
    E se ele conseguir pode levar a família?
    E pode também estudar?
    Ficarei muito agradecida se puderem me responder.
    Obrigada e boa noite.

    Responder
    • Isis Zimmerman

      Oi Caroline,
      A resposta pra todas as suas perguntas é sim 🙂
      Sobre emprego vc pode ver algumas dicas aqui no blog mesmo, agora os outros assuntos não temos nada relacionado.
      Beijinhos

      Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *