Olá Gurizada, tudo bem com vocês? Aqui é a Elisa.

Umas das perguntas mais frequentes que me fazem é: Como você veio parar no Porto?

Primeira foto em Portugal!

Confesso que o meu maior sonho era sair do Brasil, e sempre que pensava nisso, vinha em minha cabeça Estados Unidos ou Canadá, mas com o tempo comecei a perceber que estes destinos seriam quase impossíveis.

No Brasil (em Curitiba) eu e meu marido, estávamos iniciando nosso próprio negócio (vendíamos Donuts), mas a crise chegou e com ela veio a baixa das vendas. Foi um momento difícil, pois estávamos vendo nosso sonho indo por água abaixo. Cosequentemente decidimos procurar emprego, o que é ainda mais complicado em tempos de crise. Erick trabalhava na área de T.I em uma empresa terceirizada para Oboticário e eu na trabalhava na mesma empresa na área Administrativa.

Um de nossos amigos (que hoje está em Dublin), comentou com Erick sobre o Linkedin e falou para que ele atualizasse o mesmo, infelizmente o Linkedin  não é tão utilizado no Brasil, mas em outros países é uma grande ferramenta na procura de emprego. Deixo essa dica para você: atualize seu Linkedin sempre, se pensa sair do País, deixe já em Inglês e se cadastre sempre nas vagas.

Dois dias depois de atualizar seu perfil, ele recebeu uma mensagem: “Boa noite Erick , você já imaginou morar fora do Brasil?”, na hora eu pensei: É UMA CILADA BINO

Não estávamos confiantes, aliás, meu marido dizia que isso tudo não iria dar certo, pois tudo foi muito rápido. O agendamento da entrevista foi feito em uma semana, a primeira entrevista foi feita em português e inglês, o Erick foi muito bem! Depois, houve uma segunda entrevista somente em inglês. Demorou 1 mês até que chegou o tão esperado e-mail: “Parabéns, você foi contratado! Quando pode chegar no Porto?”

Quer dizer que não era uma bilada, digo cilada!

Vista apaixonante!
Vista apaixonante da cidade do Porto!

Passagens compradas, móveis vendidos e o até logo para família e amigos. Esse até logo foi a parte mais dolorosa, até hoje penso que poderíamos ter feito diferente.

Mas como eu disse ali em cima, foi tudo tão corrido que nem deu tempo de nada. Nem de comer o último barreado em Morretes!

Jardim Botânico Curitiba

Eu amo minha cidade, amo Curitiba e o que ela nos deu. Sair do Brasil sempre foi um sonho, mas quando estamos em outro país você sempre acaba sentindo saudades de casa. Se você sonha com algo, por mais que seja simples, corra atrás.   

Tivemos um grande amigo que nos deu todas as dicas possíveis e que sempre nos apoiou nessa jornada, aliás: Obrigada Rafael,te devo um vinho do Porto.

 

Bom, essa foi a nossa experiência de arrumar um emprego ainda estando no Brasil. E a mensagem que eu quero deixar é que: sim, é possível! Acredite, se informe e procure sair do Brasil já com tudo acertado. Tem muitos casos de pessoas (nem sempre são brasileiros), que chegam aqui e até passam fome. Então venha legalizado e não sofra com nenhum problema que poderá ocorrer futuramente.

Lembrando que no canal da Isis , tem uma playlist com dicas para quem irá mudar de país e que me ajudou muito quando estávamos pesquisando sobre o assunto. 

Logo logo deixarei dicas de como melhorar o seu perfil no Linkedin e sites que você pode procurar emprego estando no Brasil.

Uma guria em Portugal!

8 thoughts on “Como vim parar no Porto?!

  • Claudia

    Adorei!!!

    Responder
  • Tamara

    UHUL! Parabéns, miga! Ainda quero ver muitos mais posts seus! 🎉🎉🎉

    Responder
  • Camisinha

    AMEEEEEEEEEI, que venham mais posts ❤️

    Responder
  • marcio

    Fala vizinha, show o post, estou com grande e forte vontade de sair do nosso Brasil, infelizmente, as pessoas o estragam, vou continuar aqui lendo seus post !!! Abraços ao “Astolfo” (do desenho do pica pau) , seu marido, ele vai lembrar !! Abs e Namaste !!

    Responder
    • Elisa Pichler

      Olá vizinho!! Espero que consiga, pode ser cá em Portugal hahahahahaha
      Beeeeeeeeeeeeeijos!

      Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *