Olá querido leitor, tudo bem com você?

Aqui quem vos escreve é a Isis e hoje eu vim falar de um assunto que pode ser uma dúvida pra muita gente: a carta convite.

Brasileiro precisa de visto para Europa?

Antes de falar carta convite acho interessante falar um pouco sobre o turismo de brasileiros na Europa.

Caro você não saiba (o que eu acho difícil já que se você chegou até aqui, você já deve ter planos reais de visitar o velho continente) todo cidadão brasileiro tem direito a visitar por até 3 meses qualquer um dos 26 países Europeu dentro do Espaço Schengen, são eles:

Áustria;
Bélgica;
República Checa;
Dinamarca;
Estónia;
Eslováquia;
Eslovénia;
Espanha;
Finlândia;
França;
Alemanha;
Grécia;
Hungria;
Islândia;
Itália;
Letónia;
Liechtenstein;
Lituânia;
Luxemburgo;
Malta;
Países Baixos;
Noruega;
Polónia;
Portugal;
Suécia;
Suíça;

Mas e os outros países? A Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda, o Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen. Estes seis países têm as suas próprias regras de emissão de vistos de curta duração e você deve consulta-los para saber mais detalhes sobre suas regras. Para ler mais detalhes sobre as regras de viajar pela Europa, achei um material bem interessante, para ler basta clicar aqui.

Acho válido lembrar que apesar de nós, brasileiros, não precisarmos de visto, existem algumas outras exigências para entrar na UE, são elas:
– Passagem de volta;
– Passaporte válido por no mínimo 6 meses;
– Seguro viagem ou – para alguns países – PB4.
– 75 euros para o dia de entrada  + 45 euros por dia de estádia;
– Reserva de hotel ou carta convite;
Desconheço se algum país dentro da UE faz exigências especificas, então caso você esteja viajando pra outro país, que não Portugal, aconselho ligar no consulado do próprio país ai no Brasil e/ou procurar conteúdo especifico sobre o país em questão na internet.

Carta convite para entrada em Portugal

Muito provavelmente seu interesse nesse post seja pela entrada em Portugal, já que esse pequeno país é a estrela da maioria dos assuntos por aqui 🙂

Caso você esteja de viagem marcada para Portugal e pense em ficar na casa de um amigo é bom que você disponha de uma carta convite que nada mais é do que um documento não oficial para que você possa apresentar ao oficial da imigração caso ele questione onde você pode ficar durante o período que visitar o país.

É bom mencionar que apenas pessoas nativas/portugueses ou que tenham residência fixa e legal em Portugal podem assinar uma carta convite (a carta é válida para outros países também, estou mencionando os portugueses pois estou falando especificamente de Portugal, mas caso você esteja indo para outro país pode verificar se é válido também). Também é valido dizer que esse é um documento informal, o SEF (Servido de Estrangeiros e Fronteiras) disponibiliza um Termo de Responsabilidade, esse sim é o um documento oficial.

Caso você faça escala em algum outro país Europeu antes de chegar em Portugal, você passará pelo oficial de imigração desse país, logo é bom que você traga esse documento na língua local. Para te ajudar com isso, deixo aqui o modelo dessa carta convite traduzida em Espanhol e em Inglês. (Para fazer o download basta clicar no idioma pretendido)

A carta convite pode ser impressa ou de próprio punho, eu recomendo que seja impressa para não ter problemas de entendimento da caligrafia. Não é obrigatório que o documento seja reconhecido em cartório, mas eu sempre digo: o seguro morreu de velho, então se você puder reconheça.

Deixo aqui uma opção já formatada para download ou você pode copiar o modelo abaixo:

Data, local.
Nome do residente/nativo que irá te receber.
Telefone do residente/nativo.

Ao Oficial de Imigração/ Oficial Consular
Prezado Sr. (a)

Eu, _____(nome completo do residente/nativo, data de nascimento, nacionalidade, estado civil, profissão)______, portador (a) cartão do cidadão/BI/passaporte: _______, na qualidade de residente em ___(endereço completo do residente/nativo) e telefone: _______, declaro para os devidos e legais efeitos que convido _____(nome completo dos convidados (as), data de nascimento, nacionalidade, estado civil, profissão)____ a me visitar no período de ________ e se hospedar em minha casa no endereço citado anteriormente ou até quando se fizer necessário.

Sou amiga de ___(nome completo dos convidados as) e esclareço que durante todo o período de permanência deles em ___(cidade)____, ___(país)____ o receberei em minha residência. O ___(nome completo dos convidados (as)) viaja como turista e irão financiar sua própria viagem.

Em anexo, envio meus documentos que comprovam minha nacionalidade.
Estou disponível para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários.
Atenciosamente,

________________________________________________________
Assinatura do residente

________________________________________________________
Assinatura do Convidado

Lembrando que qualquer dúvida que você tiver pode consultar diretamente ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), eles com certeza são sua fonte mais segura para qualquer informação. Você pode contacta-los por email ou telefone e costumam ser bem solícitos.

Para finalizar gostaria de deixar o meu relato/experiência com a carta convite. O Felipe (meu marido) veio apenas com a certidão de nascimento portuguesa, então deu entrada como turista com passaporte brasileiro, assim como eu, a carta foi o primeiro documento que deixamos acessível na nossa pastinha de documentos que trouxemos e poderiam ser pedidos pelo oficial de imigração. Eu sempre aconselho a você seguir o máximo possível do que está previsto na lei de entrada do país, pois a imigração é uma roleta russa, você pode pegar alguém muito chato que te peça tudo e implique com qualquer vírgula errada ou você pode pegar alguém muito tranquilo que te libere sem maiores problemas, graças a Deus nós pegamos uma pessoa bem tranquila. Estávamos super preparados, mas ele só perguntou onde ficaríamos e não quis nem ao menos ver a nossa carta convite e já nos liberou para entrar no país. Mas não ache que é sempre assim, temos amigos próximos que vieram ainda mais preparados e perderam quase 2 horas na imigração. Então venha com todos os documentos possíveis, organizados e de fácil acesso na sua mala de mão, fique calmo e responda apenas o que te perguntarem. E claro, seja sempre muito bem educado.

Espero ter ajudado. Se você quer ver mais conteúdo relacionado a viagens e viver em Portugal não esqueça de assinar o nosso boletim semanal onde te enviamos uma vez por semana tudo de novo que postamos por aqui e não se esqueça de se inscrever no meu canal para acompanhar todos os vídeos 🙂
Beijinhos e até a próxima!

NOTA DE ATUALIZAÇÃO (2019):
Graças a uma seguidora muito querida, Natany Tancredo, agora temos também disponível uma versão da carta convite em Francês! Para acessá-la é só clicar AQUI.
Ela pediu pra deixar algumas notas a respeito da traudução:
Coloquei na segunda página a tradução só para ficar mais fácil de entenderem o preenchimento. Vale deixar informado que a carta é para um visitante, caso seja mais de um os verbos em francês mudam a conjugação então é só jogar no google que encontra fácil como conjugar. E se for uma mulher a escrever a carta todos os verbos levam um “e” no final, por exemplo: o soussigné vira soussignée, e o né vira née.

https://youtube.com/watch?v=T2h-jy9Y7Uk