Oláááá Gurizada, tudo bem com vocês?

Parem tudo que estão fazendo e se está planejando sair do Brasil Baronil, te darei a melhor dica da vida EVER and EVER: o meu querido e amado LinkedIn! 


O que é 
LinkedIn?

O LinkedIn foi lançado em 2003 e é uma espécie  de rede social com foco no mercado de trabalho, sua principal missão, segundo a própria empresa, é conectar profissionais pelo mundo todo, tornando-os assim mais produtivos e bem sucedidos. Segundo os dados da própria empresa são mais de 500 milhões de usuários em 200 países e territórios.

Além de ser uma ferramenta incrível para encontrar uma vaga ou simplesmente fazer networking o LinkedIn também é uma ótima fonte de informação. A própria empresa dispõe de um blog (em inglês, mas você pode traduzir caso ainda não domine o idioma) com muitos artigos relevantes para diversas áreas de trabalho.

Espero que essa breve introdução tenho sido útil para que você entenda que o LinkedIn vai muito além da busca de vagas – ou um classificados qualquer – nele você pode aprender muito e simplesmente estar em contato com empresas que almeja trabalhar.

Conheço muitas pessoas que conseguiram emprego estando no Brasil para outro país, utilizando o LinkedIn, e por ele ser uma ferramenta muito utilizada fora do Brasil, isso facilita a procura de emprego.

Vamos as dicas!

  • A primeira dica que eu daria é: deixe o resumo do seu perfil atualizado e com muitas informações que sejam relevantes, como: sua formação, atuação empresa onde trabalha, projetos etc.
  • Outra dica muito importante que deixo – e que ajudou muito meu marido – foi deixar o perfil todo em inglês (caso você tenha o inglês fluente). Lembrando que dependendo da área que você está a procura de trabalho, é certeza que haverá a necessidade do Inglês. E se você quer vir para Europa lembre-se: os europeus falam diversos idiomas e transitam livremente por todo continente (até mesmo devido a facilidade dos baixos preços das passagens) por isso é bom ressaltar que mesmo num país em que o inglês não é a sua língua nativa – como Portugal – o idioma ainda é muito importante.
  • Convide todos os seus amigos para seu perfil, quanto mais contatos mais a facilidade de encontrar vagas e empresas.
  • Escolha uma foto “séria” para seu perfil, até mesmo porque é a primeira visão do contratante terá sobre você.
  • Mantenha seu perfil sempre atualizado, com as  suas competências, experiências e seus melhores resultados alcançados. Sempre deixe algum diferencial no seu perfil, assim irá atrair as empresas.
  • Utilize palavras-chaves em seu perfil, as palavras-chaves irão ajudar o recrutador a encontrar seu perfil. Coloque sempre nas especificações de seu perfil. As palavras-chaves podem ser a sua profissão ou até mesmo algo que você trabalha. Por exemplo: “Design de interiores” ou “arquitetura de interior”.
  • Coloque sempre a vista em seu perfil sua formação, cursos e certificados.
  • No Linkedin existe a opção de recomendações, você pode solicitar que seus ex-chefs e pessoas que trabalharam com você que te deixem uma recomendação. Assim o contratante poderá saber um pouco de seu trabalho e sobre você. Você também pode deixar recomendações aos seus colegas, assim ambos se ajudam.
  • Não esqueça de colocar suas conquistas: pode ser os idiomas que você fala, seus projetos mais interessantes, certificados etc.
  • Ao se candidatar as vagas de emprego, entre em seu perfil pelo menos 1 vez  por dia. A empresa irá entrar em contato contigo por mensagem no LinkedIn.
  • Utilize o LinkedIn não apenas para encontrar emprego, quanto mais você usa ele e deixa atualizado, mais a visibilidade você terá.
  • Visite outros perfis para que você possa ter ideias e boas referências para deixar seu perfil ainda mais interessante. Deixo aqui um post bem legal com dicas de perfis influentes para seguir na rede.

Bom, essas são as dicas que deixo para vocês. Use e abuse do LinkedIn, ele poderá ajudar você mudar de vida, como aconteceu conosco. E se tiver qualquer duvida, deixe seu comentário, que iremos ajudar você.

Um grade beijo de uma guria em Portugal e até a próxima.